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Hiperlaxia

Hiperlaxia é uma laxidade mais acentuada nos ligamentos, podendo estes realizar movimentos de amplitudes maiores do que o normal. Esta laxidade pode trazer benefícios para certo tipo de atletas, como os nadadores, atiradores e ginastas, em que são modalidades que necessitam de uma maior amplitude de movimentos.

No entanto este tipo de laxidade também pode vir a provocar muitos outros problemas como entorses, subluxações, fraturas, hérnias e osteoartrite precoce.

A hiperlaxida é uma deficiência de colagénio nos tendões e ligamentos, mas esta deficiência não afeta apenas o sistema músculo-esquelético, podem ocorrer distúrbios gastrointestinais, de pele, vasos sanguíneos e nos tecidos do olho.

A Personal Trainers ajuda-o(a) com 3 dicas para identificar o problema de hiperlaxidade antes de iniciar o exercício físico:

1- Sexo, idade e etnia, a laxidade é maior nas mulheres, com a idade tende a diminuir, e é mais comum em pessoas de origem africana, asiática, árabe do que em caucasianos.

2- Ao apertar as mãos mesmo em pleno calor, sentir-se-á as mãos frias.

3- Realizar um teste de hipermobilidade de Beighton, em que consiste 5 testes pontuados de 0 a 9 consoante o grau.   

Se tem hiperlaxidade e quer treinar vamos ter especial atenção, o ideal é realizar os movimentos de forma controlada e não exceder as amplitudes ideais para que não prejudique essa laxidade, para fazer esses exercícios de forma correta pode contar com a ajuda do seu personal trainer, ele pode ajudá-lo da melhor maneira a que não tenha problemas de futuro.

Se este é um dos seus casos de que está á espera, venha treinar bem e em segurança, nós ajudamos. Contacte-nos através do nosso email geral@personaltrainers.com.pt, website ou redes sociais.

Texto de Personal Trainers