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HIIT, moda ou eficácia ?

O HIIT é um método de treino que envolve séries de treino de alta intensidade, seguidas de tempos de recuperação variados, impulsionando principalmente o metabolismo e maximizando a ingestão de oxigênio.

Alta intensidade significa que sua frequência cardíaca atingirá de 85% a 100% da faixa máxima durante o treino.

Durante o período de descanso, sua frequência cardíaca deve ficar entre 40% e 50% da faixa máxima.

Aspetos do HIIT

Durante os períodos de treino de alta intensidade, o corpo passa por um défice de oxigénio e precisa recuperar o seu nível.

É este excesso de consumo de oxigénio pós-exercício (EPOC) que aumenta o metabolismo e resulta em 6%-15% mais calorias queimadas em comparação com um treino aeróbio.

Pontos positivos do HIIT

• diminuição da pressão sanguínea

• melhoria da saúde cardiovascular

• estímulo da sensibilidade à insulina que ajuda os músculos em exercício a usar prontamente a glucose na obtenção de combustível para produzir energia

• melhoria dos níveis de colesterol

Alterações fisiológicas do HIIT

• O efeito da melhoria a nível metabólico pode ser por causa do recrutamento de ambas as fibras (I, II) que leva a aumentar o consumo de glicogénio durante o exercício.

• Estudos demonstraram baixas significativas de glicose no sangue após 24 horas de um HIIT.

• As adaptações fisiológicas e os benefícios do HIIT vão depender muito da intensidade e duração do tempo de treino.

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Texto de Edgar Ribeiro.