RESPIRAÇÃO E EXERCÍCIO
Respiração. Para que serve? Será que há uma forma adequada de respirarmos perante o tipo de atividade? Há benefícios e respirarmos melhor?
De uma forma geral é através da respiração que oxigenamos o nosso corpo, onde os nutrientes são transportados para as células, renovando os níveis de energia e onde ocorre a libertação de dióxido de carbono.
Com o tipo de respiração adequada conseguimos obter diversos benefícios a nível de saúde no exercício, tais como redução da tensão dos músculos respiratórios, redução da ansiedade, melhoria da sensação de bem-estar, tal como a promoção adequada da capacidade de concentração, para uma maior eficiência a nível de execução do exercício.
No processo respiratório temos dois processos, a inspiração e a expiração, no entanto, a musculatura para estes dois processos é distinta. Na inspiração temos como principais músculos, Diafragma, esternocleidomastoideu e intracostais externos, enquanto que na expiração os responsáveis são os intercostais internos, reto abdominal e oblíquos.
Existem vários técnicas de respiração diferente, dentro destas, o”bracing”, “drawing in” e “hollowing.
Destas técnicas a que destaco, é o “bracing”, uma vez que é a adequada para os treinos de força, uma vez que consiste na utilizaç da respiração diafragmática e da ativação do core para aumentar de forma consciente a pressão intra-abdominal, promovendo maior suporte à coluna.
Concluindo que a respiração durante o exercício quando feita corretamente auxilia de forma efetiva o bem-estar e relaxamento. O diafragma possui uma função muito importante na respiração e também na ativação do core e no auxílio à estabilização da coluna.
Procure sempre o acompanhamento adequado para que todo o seu percurso de treino seja efetuado da forma mais correta a começar com o simples ato de repirar.
Francisco Magalhães