PT Personal Trainers

5 DICAS PARA VOLTAR AOS TREINOS

É verdade que com a pandemia muitas foram as pessoasque optaram por adotar um estilode vida mais ativo, recorrendo aos parques ou zonasribeirinhas para caminhar, correr,andar de bicicleta e se exercitar, fugindo assim dosedentarismo mas por outro lado tambémhouve pessoas que não tiveram essa iniciativa e estiveramparadas todo este tempo querporque tiveram que continuar a trabalhar ou porquesimplesmente deram prioridade a outrascoisas, agora com o desconfinamento os ginásios voltarama abrir, assim como as zonasribeirinhas e os parques e já é permitido treinarem grupos ao ar livre (4 pessoas máx) noentanto muitas pessoas não sabem por onde começarou falta-lhes motivação.Voltar aos treinos depois de algum tempo parado nãoé fácil pois dependendo daquantidade de dias sem treinar o nosso corpo perdeforça, flexibilidade e resistência, logo éfundamental manter a consistência nos treinos.

 

1.Organize-se

Quantas vezes já disse a si próprio que iria começarpara a próxima segunda-feira ou napróxima semana e os dias passaram e nada. Isto é oque mais acontece com a maior partedas pessoas que não estão motivadas.Assuma o compromisso consigo próprio, organize-se,marque na sua agenda, tal dia a talhora tenho treino. Prepare o equipamento na noiteanterior, para que o seu cérebro comeceinconscientemente a associar que irá treinar, facilitandoo processo de aceitação docompromisso evitando possíveis desistências.

 

2. Arranje um amigo

A dois tudo fica mais fácil, quantas vezes já lheaborreceu ir treinar porque não tinhacompanhia ou a motivação certa. Ter um amigo(a) nestassituações irá ser vantajoso paraambas as partes pois uma coisa é falharmos a nós própriosoutra coisa é falharmos paracom um amigo. Nos dias em que um se sentir mais embaixo ou sem energia para treinar ooutro irá garantir que isso não o impeça de realizaro treino pois é mais difícil quebrar umcompromisso a dois.

 

3. Adaptação

É normal quando voltamos aos treinos querer fazeros exercícios com as mesmas cargas eintensidades que fazíamos anteriormente, mas devemoster calma e começar devagar,dando o tempo de adaptação aos músculos novamente,evitando possíveis lesões ou diasparados sem poder treinar devido à sobrecarga nasarticulações ou acúmulo de ácido láticonos músculos.Opte por começar com cargas mais leves, realizandoum maior número de repetições emexercícios sem grande impacto, e de forma segura iraumentando a carga e intensidadeprogressivamente.

 

4. Consistência

Numa fase inicial faça treinos de menor duração (entre12 a 25 minutos) mas mantenha aconsistência, treinar um pouco todos os dias ou emdias alternados é bem melhor do quetreinar longas horas uma vez na semana.

 

5. Acompanhamento

Nada supera retomar os treinos sobre a supervisãoe acompanhamento de um bom técnicode exercício físico, pois este irá planear todo oseu processo de treino consoante as suasnecessidades e condição física de forma segura, motivadorae ao mesmo tempo divertidapara que alcance os seus objetivos de forma mais eficiente.

 

PT Viviano Rocha