Treino do tronco para aqueles que gostam de correr
3 exercícios que o deixam mais rápido e forte na corrida
Quem corre tem tendência a dar apenas importânciaao treino da corrida e ao treino de pernas, pondo de lado o potencial do tronco na sua prestação.
"O treino correto de força para a musculatura do tronco, braços e core, irá garantir mais eficiência e a manter o equilíbrio adequado durante a corrida, criando menos tensão muscular, reduzindo o risco de lesões".
Desejacorrer melhor, mais rápido e mais forte.Vamos a isto!
Faça 3 séries desses exercícios 2 a 3 vezes por semana e verá os resultados na corrida.Press de ombro rotacional
Alvos: ombros, core e trícepsComo fazer: pegue um par de halteres que você possa pressionar confortavelmente acima da cabeça.
Fique em pé com os pés separados na largura da anca, segurando os pesos na altura dos ombros, as palmas das mãos voltadas para si. Pressione o braço direito acima da cabeça enquanto roda a parte superior do corpo para a esquerda. Ao baixar o haltere, rode a parte superior do corpo de volta ao centro. Repita no lado oposto. Faça 6 a 8 repetições, nos dias em que não correr ou depois da corrida, se estiver a treinar intensivamente.
Pilates roll-upAlvos: amplitude de movimento na coluna
Como fazer: Sente-se num tapete com as pernas esticadas à frente do corpo e os pés separados na largura do quadril. Inspire enquanto estica os braços acima da cabeça. Ao expirar, dobre para a frente a partir dos quadris, estendendo as mãos até os pés. Contraia o queixo contra o peito, inspire e volte ao início. Com a próxima expiração, arredonde a parte superior das costas e role lentamente para trás até que os ombros toquem o tapete, com os braços acima da cabeça. Expire para reverter o movimento de volta ao início. Faça 5 a 6 repetições.Faça 5 a 6 repetições,nos dias em que não correr ou depois da corrida, se estiver a treinar intensivamente.
Puxadas alternadasAlvos: parte superior e inferior das costas
Como fazer: segurando um haltere em cada mão,fique de pé com os pés afastados na largura dos ombros com uma ligeira flexão nos joelhos e dobrar para a frente na altura dos quadris para que as costas fiquem o mais paralelas ao chão que você conseguir. mantendo a coluna reta. Mantenha os braços esticados e as mãos na frente das canelas. Puxe o haltere esquerdo direto para o peito, mantendo o cotovelo esquerdo próximo ao seu lado. Baixe para começar e repita do outro lado para uma repetição. Faça de 10 a 12 repetições.
Pode fazer antes da corrida para ativar a musculatura (reduzir o peso e fazer 15 a 20 repetições) ou, pós-corrida para ganhar força (aumentar o peso e fazer 8 a 12 repetições) ou nos dias em que não correr em combinação com a pressão de ombro rotacional.
Boas corridas!Para mais informações não hesite em contactar-nos,
PT Cláudio Mocho