6 DICAS PARA AUMENTAR A RESISTÊNCIA NA CORRIDA
Correr é a melhor maneira de fortificar o sistema cardiovascular e otimizar a circulação. É considerada como uma das atividades físicas mais completas e saudáveis.
Dia após dia, conseguires correr mais alguns metros, alcançando um bom tempo, deve ser um objetivo teu. Ao primeiro olhar, ultrapassar os teus limites pode parecer uma tarefa difícil, que exige muito esforço. Porém, pode ser mais simples do que imaginas correres distâncias maiores e aumentares a resistência. Precisas de motivação, determinação e disciplina.
Mas para lá chegar, existem seis pilares fundamentais para melhorar a resistência durante a corrida: respiração, alimentação, treino, suplementação, exercícios complementares que reforçam os exercícios comuns da corrida e aquecimento/alongamento. Para um bom desenvolvimento da corrida, deves alongar antes e depois de correr. Para aquecer o corpo, começa sempre a correr numa velocidade mais baixa e aumenta de acordo com a tua condição física.
Deves adotar uma alimentação saudável sempre acompanhada de uma boa hidratação. Antes, durante e após o treino, foca-te na ingestão de hidratos de carbono. A disponibilidade deste nutriente como substrato energético para o músculo e sistema nervoso central torna-se um fator limitante em treinos de elevado esforço. Também é importante é não fumares antes ou após o exercício físico. Esta é o pior momento, pois o fumo traz prejuízos, especialmente à capacidade de aproveitamento da respiração, condição necessária para o bom rendimento das atividades.
Conhece agora as nossas dicas para aumentares a resistência na corrida:
AO TEU RITMO
Para correres mais e com um melhor desempenho, leva o teu ritmo. Se ainda não tens resistência na corrida e ficas desconfortável após alguns minutos, começa por um tempo menor. Por exemplo, dá o teu melhor durante 3 minutos, faz uma pausa e assim consecutivamente. Quando te habituares a este ritmo, começa a fazer pausas após mais tempo de corrida.
SUPERA-TE DIA APÓS DIA
Para correres mais rápido, precisas de correr regularmente. As corridas fáceis podem ser ótimas para melhorar a tua condição física, dado que também são importantes para recuperar das corridas mais exigentes, fazendo assim contraste com os treinos mais intensos. Supera-te a cada dia.
COMEÇA POR DISTÂNCIAS CURTAS
Ao contrário do que possas pensar, fazer bons tempos nos 5 quilómetros não é sinónimo de correr sempre 5 quilómetros. Assim, como acima referido, tal como o tempo, deves começar com uma distância mais curta. O truque é variar as distâncias para que a tua habilidade aeróbica aumente. Intercala distâncias curtas com algumas maiores nas tuas corridas. Vais ver os níveis de resistência e a velocidade a melhorar a olhos vistos.
TRANFORMA MONTANHAS EM PISTAS
Tanto a resistência como a velocidade têm um papel importante em qualquer corrida. A corrida em subidas oferece o benefício de conseguires trabalhar esses dois aspetos em simultâneo. Para correres numa subida, acelera o máximo durante alguns metros. Em seguida, recupera correndo a descida levemente. E repete.
É realmente assim tão simples e pode ser uma ótima ferramenta para melhorares rapidamente a tua resistência.
UMA BOA NOITE DE SONO
Dormir mal influencia negativamente no desempenho de várias atividades, inclusive a corrida. Uma boa noite de sono é importante para reparares o desgaste físico e emocional do corpo durante o dia. Além disso, enquanto dormes, o organismo liberta substâncias essenciais para a performance.
É importante priorizares o sono antes que algumas noites mal dormidas se transformem num transtorno. Além de ser importante para a saúde, os bons hábitos de sono melhoram o bem-estar em geral e garantem mais vigor e resistência na prática de exercícios.
DESAFIA OS TEUS AMIGOS
Correres com regularidade é uma das melhores opções para melhorares a resistência física e veres resultados rapidamente. Este é um processo evolutivo e se não praticares cm frequência, o teu corpo estagna.
O nosso conselho é desafiares os teus amigos para sentires uma motivação extra e a obrigação de não falhares, mesmo naquele dia que estás sem qualquer vontade.
Esta atividade não requer só treinar resistência. O teu corpo precisa de força! As tuas pernas precisam de estar em forma, bem como os teus glúteos e as tuas coxas. São os membros principais para um bom desempenho e que têm um papel muito importante no teu ritmo.
Correr mais rápido não é a única forma de melhorar o desempenho na corrida. Eleva gradualmente a duração do treino para que seu corpo se desenvolva cada vez mais. É fácil teres mais resistência muscular com a prática regular de exercício.
Alexandre Ichim