PT Personal Trainers

Atividade física e o desenvolvimento da criança

Já é do senso comum que a atividade física é de extrema importância na vida de qualquer ser humano. E na criança? De que modo afeta o desenvolvimento da mesma e a partir de que idade podem as crianças iniciar a sua prática desportiva? Será a atividade física importante apenas no desenvolvimento físico? Que importância terá no desenvolvimento intelectual e na construção da personalidade até à idade adulta?

 

Metade das crianças com menos 5 anos tem excesso de peso diz-nos um estudo da Sociedade Portuguesa de Ciências da Nutrição e Alimentação e também é sabido que uma criança com excesso de peso irá ter uma grande probabilidade de ser um adulto obeso.

 Entre os 4 e os 6 anos a criança deve ter contacto com o desporto de forma que esta lhe dê prazer e sempre com brincadeira associada, como corrida, pedalar, ou atividades em grupo.

 Até aos 8 anos de idade a criança deve experimentar variadas atividades, mas sem obrigação de aprender as suas técnicas específicas, após esta idade deve-se dar liberdade à criança para se direcionar para uma modalidade a seu gosto e preferências e de acordo com as suas habilidades.

 A partir dos 12 anos começa a interessar-se por desportos competitivos e esta é a melhor fase para que o pré-adolescente identifique a sua modalidade ou desporto preferido.

 Estudos da Academia de Pediatria mostram que 75 % das crianças obrigadas a praticar atividades que não gostam acabam por abandonar por volta dos 15 anos com grandes probabilidades de se tornarem sedentárias.

 A pré-adolescência é a melhor fase para introduzir a musculação devido às hormonas que começam a entrar em ação, deixando o organismo mais recetivo ao uso da força física, estamos a falar de exercícios com carga adequada e ao desenvolvimento da força e crescimento do adolescente podendo até para «corrigir» alguns problemas alusivos e normais ao crescimento. Como é obvio recomenda-se sempre a ajuda de um profissional.

 

 

Alexandre Ichim