PT Personal Trainers

Indoor Cycling é apenas cárdio?

Esta é uma dúvida recorrente quando se procura saber quais os benefícios da prática do Indoor Cycle. Para que serve? O que trabalha?

Na verdade, o Indoor Cycle é uma modalidade criada pelo ex-ciclista sul-africano Jonathan Goldberg no inico da década de 90 que surgiu da necessidade de juntar a prática de um treino cárdio de qualidade com um momento de descompressão do stress do dia a dia através de uma aula objetiva e carregada de uma batida motivacional que é conferida através da escolha minuciosa das músicas, criando a magia necessária para uma aula de alta qualidade e satisfação.
Dependendo da intensidade, o cárdio é o ponto principal no trabalho praticado na modalidade, por isso, é frequentemente recomendado não só para pessoas que querem perder peso, mas também para pessoas com patologias cárdio-vasculares e também respiratórias. O consequente aumento da temperatura corporal provocado pelas mudanças de pedalada, fazem com que haja uma rápida ativação da parte cárdio-vascular, de modo a que haja uma constante oxigenação sanguínea. Médicos como Dr. Fernando Morgado, antigo neurologista e especialista, no estudo ao combate e prevenção em doenças neuromusculares no Hospital de Santa Maria em Lisboa, condecorado com medalha de Ordem de Mérito pelo atual Presidente da Républica recomendava vivamente a prática do Indoor Cycle.


Mas o Indoor Cycle trabalha apenas a parte cárdio-respiratória? Não. Existe um trabalho de reforço e fortalecimento sobretudo na musculatura dos membros inferiores.
Sendo o nosso corpo uma máquina orgânica, podemos considerar que o seu motor é o coração, e os seus pistões são as nossas ancas e daí nascem todas as engrenagens que de forma combinada fazem um trabalho perfeito e sincronizado. Cada musculo dos membros inferiores (desde os glúteos máximos, passando pelos semimembranosos, vastos mediais e laterias até os gastrocnémios que constituem o nosso gémeo) são importantes para uma pedalada bem realizada. Por isso que esta modalidade também faz parte dos treinos para atletas de alto rendimento como jogadores de futebol ou nadadores olímpicos.


Por isso, assumir que o Indoor Cycle é apenas cárdio, não é uma falsa afirmação, mas sim uma verdade bastante incompleta.


Renato Machado