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10 dicas para evitar lesões durante o treino

Treine sem risco e de forma eficiente


As lesões podem acontecer por diversas causas, mas as mais comuns são, confiança excessiva, falta de cautela e postura incorreta. De modo a prevenir lesões, a Personal Trainers dá-lhe a conhecer 10 dicas importantes:


1. Equipamento: é importante usar material desportivo adequado e confortável ao nosso corpo, por exemplo: calçado de corrida adequado à passada, de modo a não existirem lesões a nível do pé e das costas.

2. Aquecimento: ao iniciar o treino é importante começar com mobilidade global, e de seguida aquecer consoante os grupos musculares que irão ser recrutados ao longo do treino.

3. Treino: é fundamental realizar um treino consoante a capacidade do atleta, para que haja uma evolução progressiva. É errado começar a fazer atividade física de modo excessivo, uma vez que o corpo ainda não está adaptado e como forma defensiva pode originar lesões.

4. Alongamento: é pertinente alongar no final de cada treino para uma recuperação mais rápida e eficaz devido ás tensões geradas no exercício.

5. Técnica: A técnica é uma das componentes do treino em que é imprescindível a correta execução. As lesões advêm principalmente pela incorreta realização dos exercícios. Deste modo é importante ter um treinador pessoal para ajudar a corrigir a execução dos exercícios.

6. Segurança: é necessário haver uma preocupação com a segurança durante o treino. Por exemplo, não se esqueça dos bloqueadores da barra, não deixe material espalhado na sala de exercício.

7. Descanso: O descanso é pertinente no dia-a-dia e na rotina de treino. Para prevenir lesões e para o corpo recuperar do treino é importante dormir e descansar o suficiente.

8. Estado físico: nunca coloque de lado uma dor persistente ou um cansaço excessivo. Quando ocorrem estes sinais é necessário recorrer a um médico.

9. Concentração: Durante o treino concentre-se na realização dos exercícios e não se distraia com o que se passa em seu redor, de modo a não correr riscos de se lesionar.

10. Alimentação e hidratação: Para que consiga alcançar os objetivos que pretende e sem ocorrer lesões, também é importante uma dieta saudável e equilibrada e ingestão de água ao longo do dia para fortalecer todo o organismo.

Absorver todas estas dicas é um processo gradual. Enquanto personal trainers, nós ajudamos na absorção das mesmas, corrigindo posições, técnicas, dicas de alimentação e muito mais. Entre em contacto connosco através do nosso email geral@personaltrainers.com.pt, website e redes sociais.


Texto de Rita Abreu